• (91) 3425-1351
  • ajuruteua@gmail.com

Turismo

 

 
CÍRIO DE BRAGANÇA
12 de novembro de 2017
Neste domingo – 12 de novembro de 2017 – Bragança viveu um dia cheio de luz! Luz solar intensa, e luz da fé, afervorada pela Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com participação de um grande número de pessoas, que manifestaram sua Fé publicamente, cantando, rezando, ovacionando a Mãe de Jesus. A ritualística do Círio é sempre a mesma: partindo da piedade mariana, convoca e conduz todos à escuta da Palavra de Deus e à Comunhão na Páscoa de Jesus Cristo, que fala e se entrega ao seu Povo na Eucaristia.

            A temática do Círio deste ano – “Com Maria, nos museus, resgatando a história e a cultura de Bragança” – oferece ocasião para um percurso de reflexão que ultrapassa o período da festa nazarena, pois os museus inaugurados em Bragança ultimamente, pelo Cura da Catedral, se constituem lugares de reserva, guarda e resgate da memória histórico-cultural deste território que já conta mais de 400 anos de acúmulos em riquezas que vão do aspecto ecológico ao intelectual, do político à promissão da esperança de dias melhores para os bragantinos e a todos os que fazem de Bragança sua casa. Por isso, almejamos que a rede pública e particular de ensino, os eficientes e tecnológicos meios e redes de comunicação social, bem como o governo municipal, sirvam de veículos para que o anúncio do Evangelho permeie e ilumine toda a História e Cultura que fazem da bragantinidade um patrimônio para o enriquecimento de toda a humanidade.

http://www.diocesedebragancapa.org.br/novo/index.php/conteudo/item/1570-cirio-de-nazare-braganca-do-para-12-de-novembro-de-2017


MARUJADA

26 de Dezembro

 
Com forte história cultural e religiosa, Bragança mantém viva a tradição iniciada pelos escravos em 1798, com a festa de São Benedito, santo de origem etíope cuja igreja foi inaugurada por volta de 1750. Nela se destaca a marujada, folguedo constituído majoritariamente por mulheres, que saem pela cidade em homenagem ao santo, no mês de dezembro. Geralmente usam blusa branca, faixa de fita vermelha e uma rosa de tecido, saia rodada comprida vermelha, azul ou branca e chapéu enfeitado com fitas e plumas.
 
 
 
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/07/09/interna_turismo,607920/festa-de-sao-benedito-a-tradicional-marujada-de-braganca.shtml